segunda-feira, 30 de junho de 2008

Qual é a condecoração que distingue?



"Acho que a só a condenação à morte é que distingue um homem", pensou Mathilde; é a única coisa que não se compra. Estou destinada a proferir disparates esta noite. Já que não passo de uma mulher como as outras, pois bem! é preciso dançar." (...) Era impossível conquistar mais maior sucesso. Era a rainha do baile, ela o sabia, mas com frieza. "Que vida apagada passarei ao lado de uma criatura como Croisenois...", pensava ela, quando ele a conduzia ao seu lugar, uma hora depois. "Onde encontrarei prazer", acrescentou, com tristeza, "se, depois de seis meses de ausência, não o encontro num baile que faz inveja a todas todas as mulheres de Paris? E, ainda mais, estou cercada das homenagens duma sociedade que não posso imaginar melhor constituída. Não há aqui burgueses, a não ser alguns pares, e talvez um ou dois Julien. E, contudo", acrescentou, com uma triteza crescente, "a sorte me deu todas as vantagens: ilustração, fortuna, mocidade, tudo, exceto a felicidade".




A Sra. de Rênal pensava nas paixões como nós pensamos na loteria: lôgro certo e felicidade e felicidade buscada por loucos. Enrusbeceu muito quando ouviu a voz de Julien levando as crianças. Um pouco astuciosa desde que amava, ela se queixou de uma horrível dor de cabeça para explicar o seu rubor. (...) Não o podia olhar sem enrusbecer, e não podia passar um segundo sem olhá-lo.




Julien sentia um desgosto mortal de todas as suas boas qualidades, de todas as coisas que amara com entusiasmo; e, nesse estado de imaginação transtornada, ele pretendeu julgar a vida através da imaginação. Esse erro é de um homem superior.






Três momentos de O Vermelho e o Negro. Não deixem de ler esse magnífico livro. Um linguajar requintado e um conteúdo profundo. Eu não tenho um amor mas sofro, por identificação, os amores desses personagens tão ricos que leio.


Sei o que estão pensando: mais um blog de um melancólico... Não se enganem. Vão encontrar de tudo aqui. Aguarde e confie. KKK.

Nenhum comentário: